Londrina – 84 anos de história

Olá pessoal, tudo bem?

Nosso post hoje tem 84 anos de história. Não está entendendo nada? Calma, vou te explicar.
Na última segunda-feira dia 10 de dezembro nossa amada cidade Londrina completou 84 anos de muito crescimento, desenvolvimento e progresso.

E que progresso não é mesmo? Hoje a cidade é a segunda mais populosa do estado do Paraná e tem um importante papel para a região sul do país.
E para o nosso blog de hoje quero compartilhar com vocês algumas curiosidades super legais aqui da cidade.
Como por exemplo… Você sabe qual o imóvel mais antigo de Londrina? Ou qual foi o primeiro edifício construído na cidade?
Hoje vamos descobrir juntos!

Claro que andei dando uma pesquisada por aí e lendo artigos e livros  para trazer essas curiosidades para vocês.
img_3375Segundo a Folha de Londrina, o imóvel mais antigo da nossa cidade é uma casinha localizada ali no início da Rua Sergipe, na região central.
‘É de 1937 ou 38”, construída para a família de Jacomo Rufini. Quem informou isso foi a dona Gessy Rufini, moradora desde 1957, casada com Guido, filho de Jacomo.

Coincidentemente hoje, recebemos aqui na imobiliária a visita do amigo Henrique Lück, onde veio nos presentear com o seu livro: “Um dinamarquês pé vermelho”.
Neste livro ele relata a participação de seu pai Ludolf Lück para a expansão e então crescimento da nossa cidade:

288f2803-b38b-467c-b013-69d596bbacaf

 

Esse é uma excelente dica de leitura! Se você ama história, gostaria de voltar no tempo e conhecer um pouco mais sobre importantes fases de construções da nossa cidade precisa adquirir esse livro!

 

 

 

 

 

 

2f36ac7f-9197-4bd6-ac29-bc71ebe21d61E sobre a verticalização, ainda nesta leitura descobrimos que o primeiro edifício acima de 10 andares construído em meados da década de 1950, foi o Ed. Santo Antônio. (Acima está circulado a construção).
(Foto retirada do livro, página 132)

 

 
Muito interessante essas descobertas né?
Vou colocar abaixo algumas imagens que olhando hoje para a nossa cidade, custamos acreditar que estamos falando do mesmo lugar, se liga só:
Londrina 1937

Foto tirada em 1937,  na esquina das Avenidas Rio de Janeiro com a Avenida Paraná, do lado esquerdo da foto, podemos ver na esquina, a filial das Casas Pernambucanas, aberta em 1934, onde ainda se encontra.

 

 

Londrina - Rua Tupi

 

 

 

 

Rua Tupi, com a Avenida Higienópolis ao fundo;

 

 

 

Demais não é mesmo?
Nossa cidade evoluiu demais geograficamente! Hoje temos tantos prédios e construções que é surpreendente ver as imagens acima.
E melhor ainda é saber que a Cruciol é uma empresa familiar e tem participação também no desenvolvimento da cidade (mas isso podemos falar em outro post não é mesmo?)
Se você também ama essa cidade e está em busca de um novo imóvel para morar, podemos te ajudar! Entre em contato conosco e solicite um atendimento a um de nossos corretores, é sempre muito bom te atender e te auxiliar nesse momento tão importante.

E para finalizar o post de hoje, compartilho com vocês fotos atuais da nossa cidade:

3532a05-cidade-04

WILSON VIEIRA

calçadão
Espero que tenham gostado! Até semana que vem pessoal!

Fontes:
http://londrinahistorica.blogspot.com/
https://www.folhadelondrina.com.br/cidades/arquitetura
Livro: Um dinamarquês Pé Vermelho – Henrique Lück