Londrina, terra de muitas riquezas!

Localizada no norte do estado do Paraná, Londrina merece destaque por ser um importante polo de desenvolvimento regional e nacional. O município foi instalado em 10 de setembro de 1934 e tem oito distritos.

Esta terra fértil e roxa era uma imensa floresta, encantou pessoas de diversas partes do mundo e despertou interesse e oportunidade para muitas famílias recomeçarem suas vidas trabalhando e fixando moradia por aqui.

DESENVOLVIMENTO

O município é um dos quatro mais importantes da região sul e, com aproximadamente 540 mil habitantes, é considerado uma grande cidade. A Pequena Londres, como é carinhosamente conhecida, é sede de uma região com mais de 1 milhão de pessoas, representando um importante centro regional de comércio, serviços e agro-indústrias.

Seu PIB é de R$ 9,9 bilhões e a renda per capita na ordem de R$ 19,6 mil, sendo que 54,46% das pessoas são economicamente ativas.

EXPANSÃO DO SETOR IMOBILIÁRIO

Devido à sua grande verticalização, Londrina destaca-se nacionalmente com elevados índices de crescimento, ocupando a 6ª colocação entre as cidades brasileiras com edifícios acima de 12 pavimentos. É também, a 12ª do mundo em quantidade de prédios relacionada a número de habitantes. Além disso, destaca-se na sua horizontalização, com uma centena de condomínios fechados em diversos padrões.

A Cruciol Imobiliária contribui para o crescimento do setor desde os anos 60.

GERAÇÃO DE EMPREGOS

Hoje a cidade ocupa o 2º melhor lugar para se viver no estado do Paraná. E está entre as 100 melhores do país. Oferece emprego, saúde e educação, fatores propulsores do desenvolvimento, fazendo com que muitos encontrem aqui ótimas condições de realização profissional.

PARQUE INDUSTRIAL

Londrina e sua região tem uma gama de indústrias de vários segmentos que são destaque no Brasil e no mundo, como de beneficiamento de café, embalagens e agroindustrial, entre outros.

POLO DE INOVAÇÃO

Mais de 120 empresas são reconhecidas na área de TI em Londrina, atuando em 27 estados brasileiros e tendo 10% do trabalho exportado para 18 países. Os setores mais atendidos são da área moveleira, construção civil, metal mecânico, confecções entre outras.

INFRA-ESTRUTURA LOCAL

É uma das poucas cidades com Terminal de Carga Alfandegária, estrutura de desembaraço aduaneiro que agiliza o despacho e recebimento de cargas internacionais.

LOGÍSTICA

O empreendedor que deseja operar seus negócios em Londrina vai contar com uma logística completa com acesso a rodovias, ferrovias, portos e aeroportos.

AGRONEGÓCIO

A expansão econômica da cidade foi capitaneada pelo sucesso das plantações de café na década de 50, que levou a cidade a ser conhecida como a capital mundial do café. A vocação da cidade sempre foi o agronegócio e o café deu lugar para a produção do trigo, milho e soja. Destacam-se centros que desenvolvem pesquisa para o melhoramento e seleção genética animal e de grãos, sendo referências importantes para o país e mundo.

EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

A cidade possui um sistema de ensino bem desenvolvido, primário e secundário, e uma variedade de escolas técnicas e internacionais (bilíngues). Quase 90% das crianças entre cinco e seis anos freqüentam a escola.

ESCOLAS TÉCNICAS E ENSINO SUPERIOR

Uma variedade de escolas técnicas, universidades e faculdades públicas atraem milhares de estudantes do país. Destaca-se a internacionalmente conhecida Universidade Estadual de Londrina –UEL, além de outras do setor privado como a Unopar, Unifil, Arthur Thomas, PUC, Pitágoras, Cesumar e também centros de capacitação profissional como a UTFPR, entre outras.

POLO DE PESQUISAS

Londrina e sua região tem reconhecimento internacional no setor de pesquisas agronômicas, sendo o IAPAR e a Embrapa os principais institutos desenvolvedores de tecnologia e pesquisa aplicadas ao campo e que se espalham por todo o estado e país.

INCENTIVOS OFERECIDOS

Como o município está amparado por lei de incentivo, muitos investidores são atraídos para instalar aqui empresas e indústrias gerando milhares de empregos, diretos e indiretos.

TURISMO

No turismo, a região conta com a Rota do Café, importante instrumento para integração dos empreendores rurais e uma oportunidade para se conhecer as origens, história e vivenciar os atrativos naturais da região.
A cidade está cada vez mais posicionada com a vocação para o Turismo de Negócios, com números impressionantes da sua rede hoteleira, com mais de 7.200 leitos.

LAZER

O lazer contagiante que a cidade oferece atrai milhares de pessoas das cidades vizinhas, movimentando os vários bares e restaurantes, além dos Shopping Centers espalhados por toda a cidade.

ESPORTE

A cidade é privilegiada pelos seus excelentes espaços para acompanhar e também realizar práticas esportivas nas mais diversas modalidades.
No futebol, temos o Estádio do Café que é palco de grandes jogos do time da cidade, o querido Londrina Esporte Clube, conhecido como Tubarão. O Autódromo Internacional Ayrton Senna sedia várias provas do calendário automobilístico do país. A cidade conta também com o famoso e tradicional Ginásio Moringão e vários clubes como o Country, Iate, Alemão, Golf, Acel e tantos outros.

EVENTOS

Londrina tem uma excelente infra-estrutura para sediar eventos de todas as naturezas, especialmente eventos culturais, de negócios, técnico-científico, shows musicais, apresentações teatrais, entre outros.

Alguns eventos realizados aqui são vitrines para o mundo como a Feira agropecuária industrial e comercial – ExpoLondrina, que é um dos principais eventos agropecuários do mundo e atrai quase 1 milhão de pessoas de todo o país. Destaca-se também o Festival de Música, o Festival Internacional de Teatro (FILO), o Festival Unicanto de Corais, que está na sua 21ª edição, Festival do Circo, o evento literário Londrix, o Festival de Dança e o Festival Kinoarte, dedicado ao cinema.

COMÉRCIO

Ponto obrigatório, o centro da cidade é o local para quem gosta de fazer compras e que abriga a maior parte do comércio de rua. São várias as lojas espalhadas por quadras e quadras da cidade que movimentam as vendas todos os dias.
Londrina também tem uma diversidade de shoppings localizados nas principais regiões da cidade.

(Fonte: Parte deste texto foi extraído do livro Londrina: terra de riquezas, da Rádio CBN Londrina e Codel).

Pontos turísticos de Londrina

Foto Zerão      Foto shoppoing Catuaí      Foto Praça Tomie      Foto Museu Histórico      Foto Lago Igapo

Foto Iapar      Foto Estádio do Café      Foto Catedral      Foto Calçadão      Foto Barragem Lago igapó